Segurança
A segurança é garantida com diversos níveis de controle e redundância. Em todos os sistemas que comportarem sempre há segurança passiva, como válvulas de retenção automáticas que impedem a perda do vácuo.
Dispositivos redundantes
- Múltiplas formas de alimentação e geração de vácuo, podemos usar geradores a ar comprimido, bombas elétricas ligadas a rede CA ou com baterias, usadas em separado ou em conjunto.
- Bombas de vácuo redundantes, devido ao tamanho reduzido, alta eficiência e baixo consumo, podemos usar mais de uma bomba de vácuo
- Circuito duplo cruzado: Ventosas e tubulação de vácuo são duplicados e distribuídos de forma que a falha total de um dos circuitos seja compensada por outro
No-break
Em equipamentos que comportem baterias, o funcionamento é garantido mesmo com falha na rede elétrica.
Sinalização e controle
É obrigatório por norma sensor de vácuo com sinal luminoso e sonoro para o nível de vácuo, assim são incluídos conforme o tipo de equipamento
- ALM02: Sensor e alarme de nível de vácuo com bateria, alarme opera mesmo com perda de alimentação.
- ALM04: Sensor e alarme de nível de vácuo com bateria, para sistemas com geração a ar comprimido.
- SSVA02: Controla bombas de vácuo para maximizar o desempenho e diminuir o consumo de ar em bombas pneumáticas, tem bateria para funcionar com perda de energia.
- SSVA03: Controla bombas elétricas para maximizar o desempenho e diminuir o consumo de energia, mantém a bomba funcionando com bateria mesmo com perda de energia.
- SSVA04: Para sistemas que necessitem funcionar exclusivamente com baterias, em aplicações remotas, em veículos ou sem o uso de cabos de alimentação.
- SSVA05: Sistemas misto e configurável para operar com múltiplas formas de geração de vácuo no mesmo equipamento.
Diretrizes de segurança aplicadas nos equipamento Ergovac: